05 JUL 2022
Municípios enfrentam falta de medicamentos e ausência de matéria-prima é um dos apontamentos dos fornecedores

A crise causada pela pandemia da covid-19, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a alta demanda por medicamentos nesta época do ano são alguns dos motivos para a falta de medicamentos em diversos municípios do país.

Diante disso, a população que se beneficia de medicamentos disponibilizados pela Farmácia Municipal tem percebido a falta de alguns intens. Medicamentos, como por exemplo, dipirona de comprimidos, amoxilinas, nimesulida estão em falta na rede pública do município. Segunda o Departamento de Saúde de Guararapes, ao todo são 24 itens listados de medicamentos essenciais que estão em falta.

Apesar de todo o esforço, a administração esclarece que não é por falta de recursos e tentativa de aquisição que alguns medicamentos estão em falta, mas sim pela escassez de matéria-prima para a produção dos remédios, prejudicada pela dificuldade de importação dos insumos e causando o atraso no fornecimento. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), o Brasil produz apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de medicamentos no país e 95% dependem de matéria-prima importada.

Portanto, prezando sempre pela transparência, a Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento de Saúde, explica que o planejamento para a solicitação de compras dos medicamentos acontece de dois em dois meses. Isso significa que as compras para a reposição de estoques estão sendo realizadas frequentemente. Por mês, a Farmácia Municipal atende, em média, 1.500 pessoas.

A distribuição dos medicamentos é feita, em alguns casos, pelo Estado, que são os do alto custo. Em outros, é realizada a compra direta com os fornecedores. No entanto, as duas situações encontram dificuldade.