05 AGO 2022
Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação começa segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 8 de agosto, Guararapes inicia a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação.
O público-alvo da vacina contra a poliomielite são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. Todas as crianças dessa faixa etária devem tomar a vacina oral. É a única forma de prevenção.
A poliomielite é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para atualizar a carteira de vacinação. Serão ofertadas vários tipos de vacinas: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a  Pentavalente  que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, Rotavírus Humano contra a diarreia,  Pneumocócica 10 contra a pneumonia meningite e otite,  Meningocócica C e ACWY que previne contra meningites, Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra a varicela, vacina HPV que previne alguns tipos de câncer em jovens,  vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.

A Campanha irá até o dia 9 de setembro e será realizada de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Dr. Norman Storto (Postão), na sala de vacina.
A estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças que podem ser evitadas ao aplicar a vacina.