08 FEV 2023
Saúde intensifica exames de mamografia e alerta para importância de diagnóstico precoce
 Em fevereiro, dia 5, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia e destaca a importância do exame para detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
Em comemoração a esta data o Departamento Municipal de Saúde, durante o mês de fevereiro, intensificará as ações para a busca ativa das mulheres acima de 35 anos, para a realização de exame de mamografia.
Os exames são realizados na Casa de Saúde, localizado na Praça Max Wirth, 14, de segunda a sexta. O agendamento é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde, no período das 8h às 16h, e os documentos necessários são: CPF, RG e cartão do SUS.
Vale ressaltar que a Prefeitura investiu em um novo compressor para o mamógrafo. O compressor é essencial para garantir a qualidade da imagem, pois uniformiza e reduz a espessura da mama, evitando imagens “borradas” e reduz a dose de radiação, tornando mais acessível à penetração do feixe de raio-X. Nos exames com compressão insuficiente, pode não ser possível evidenciar a presença de tumores.
A mamografia auxilia largamente na detecção precoce do câncer de mama. Este exame consiste em um tipo específico de radiografia, e que localiza possíveis sinais precoces dos tumores de mama, antes até que seja possível palpar as lesões. Ele também é essencial para a fase de tratamento após a verificação da existência da doença.
O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, maior a chance de cura.