03 MAR 2023
Unidades de saúde promovem campanha de coleta de exame preventivo
A Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realizará no dia 11 de março, sábado, uma Campanha de prevenção do câncer do colo de útero.
No período das 8h às 16h, mulheres de 25 a 64 anos de idade, que não realizam exame de preventivo (Papanicolau) há pelo menos dois anos, poderão procurar a Casa de Saúde e a UBS Dr. Akira Motomatsu, com o cartão do posto, cartão do SUS, CPF e RG. É importante a mulher não estar menstruada e estar há dois dias sem relação sexual. Não é necessário fazer agendamento.
A Campanha está relacionada ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

O preventivo, também conhecido como papanicolau, é um exame ginecológico para mulheres que já apresentam a vida sexual ativa.
A importância do exame preventivo é detectar alterações nas células do colo do útero que possam se transformar em câncer. Tais alterações costumam ser causadas pelo HPV (vírus do papiloma humano).