No próximo sábado, 8 de março, o Departamento de Saúde realizará o mutirão preventivo (papanicolau), no período das 8h às 15h, na Casa de Saúde Municipal.
Mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos (grupo preconizado pelo Ministério da Saúde) estão convidadas a comparecer com o cartão do SUS, cartão do Posto, CPF e RG. Não precisa agendar, no dia será feita a distribuição de senhas.
O preventivo será destinado, principalmente, às mulheres que trabalham durante a semana e que não realizaram o exame papanicolau há, pelo menos, um ano.
Além do câncer do colo de útero, o preventivo também detecta verrugas genitais causadas pelo vírus HPV, herpes e infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase. Se o resultado for positivo, a paciente será encaminhada ao ginecologista para iniciar o tratamento.
Sintomas:
- Sangramento vaginal irregular, principalmente após a relação sexual.
- Corrimento vaginal anormal.
- Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer do colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres. Porém, quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chances de cura.