No sábado, 1º de novembro, Guararapes foi palco da formatura dos cursos do Programa Caminho da Capacitação, reunindo alunos de sete cidades da região. O evento contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas. Também participaram autoridades locais, regionais e a população em geral, que lotaram o local da cerimônia.
O Programa Caminho da Capacitação tem como objetivo oferecer qualificação profissional gratuita e fortalecer a inclusão produtiva em diversas regiões do estado. Nesta edição, além de Guararapes, participaram as cidades de Rubiácea, Bento de Abreu, Araçatuba, Birigui e Piacatu.
Em Guararapes, o curso oferecido foi o de Banho e Tosa. Durante a formação, os alunos aprenderam técnicas de cuidado e bem-estar animal, ampliando suas oportunidades de geração de renda e incentivando o empreendedorismo local.
Durante seu discurso, o governador anunciou a duplicação da via de acesso Tenente Rio Branco Antunes, uma importante demanda da população guararapense. A obra visa melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança no tráfego de veículos que utilizam o trecho diariamente.
Em agosto deste ano, o Diretor de Relações Institucionais da Via Rondon, Fábio Abritta, esteve na Prefeitura de Guararapes para tratar do projeto de duplicação. Segundo a concessionária, que administra o trecho em parceria com o Estado, o fluxo atual é de aproximadamente 7 mil veículos por dia, o que reforça a necessidade de ampliar a capacidade da via. A Via Rondon, em parceria com o município, segue comprometida com soluções que promovam segurança, fluidez e o desenvolvimento regional.