O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou, na manhã desta sexta-feira, 22, o 1º Simpósio de Saúde Mental, no Lions Club. Com o tema "O Direito de Ser Cuidado em Liberdade", o evento reuniu profissionais da área, usuários da unidade e comunidade para discutir a importância do acolhimento humanizado e da atenção psicossocial.
A programação começou com uma exposição de telas pintadas pelos próprios usuários do CAPS, além de artesanatos produzidos nas oficinas terapêuticas. O coral da unidade também se apresentou, emocinando o público presente.
Na sequência, foram realizadas palestras técnicas. A médica psiquiatra Dra. Lilian Breda abordou o tema "Transtornos Psiquiátricos: Diferenciações e Manejo Medicamentoso e Terapêutico". A psicóloga da DRS, Vandeleia Vidal, apresentou a composição da Rede de Atenção Psicossocial. Já a assistente social Sirlene Rodrigues da S. Amaral falou sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pelo CAPS.
O simpósio reforçou o compromisso da rede municipal de saúde com o cuidado integral e o respeito aos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.