07 SET 2019
Desfile marca a festividade de 7 de setembro em Guararapes

Muita gente acompanhou o tradicional "Desfile do 7 de Setembro" em Guararapes. O evento comemorou a solenidade da Independência do Brasil e teve como tema: Meu coração é verde, amarelo, branco e azul anil.

A solenidade começou às 8h30 da manhã, na Praça Central, e contou com a presença de autoridades para a composição do palanque oficial. Estiveram presentes: o prefeito Tarek Dargham; a primeira-dama Glória Dargham; o vice-prefeito Alex Arruda; a vice-primeira-dama Marcela Arruda; autoridades do Legislativo; diretores de Departamentos; diretores de escolas; representantes de entidades; representantes de clubes de serviços; representante da Polícia Militar e autoridades religiosas.

Para dar início ao desfile, a Orquestra Municipal “Maestro Pedro Sala” executou o Hino Nacional e o Hino da Independência.

Com o uso da palavra, o prefeito destacou a importância de um ato cívico.

O Tiro de Guerra abriu o desfile, conduzindo a bandeira do Estado de São Paulo e a bandeira do Município de Guararapes. Até o momento, o TG já formou mais de 4 mil reservistas.

Em seguida, as escolas do município abrilhantaram o desfile com apresentações de dança e carros alegóricos.

A escola Monte das Oliveiras mostrou todas as regiões do Brasil de norte a sul acompanhadas de uma coreografia com a música “Gritos de Liberdade”.

Com a cor amarela representando as riquezas do Brasil, a Emeb Ivete Abdo apresentou faixas com os dizeres: “Nação Canarinho”; “Riqueza Natural”; Fauna e Flora” e a “Diversidade Cultural”, ao som da música “Coração Brasileiro”.

Já a Emeb Adelmo Almeida usou a cor azul da Bandeira Nacional simbolizando o céu e os rios brasileiros. A coreografia foi realizada na música “Terra Planeta Água”.

A Emeb Waldemar Queiroz fez uma homenagem ao Brasil desde seu descobrimento à atualidade destacando a “Ordem e Progresso”. O som foi embalado na belíssima música “Aquarela do Brasil”.

Com a cor verde, a Emeb Dr. Antônio de Oliveira simbolizou a rica floresta brasileira, com suas infinitas variedades e beleza natural.

Os alunos do 4º anos realizaram uma coreografia com a música “Índios do Brasil”. A escola finalizou com as crianças uniformizadas e com as bandeirinhas nas mãos.

A Emeb Aimone Sala representou por meio dos carros alegóricos a cor branca, símbolo da paz. Paz nas escolas, no esporte, nas famílias e na política. As alunas fizeram uma apresentação com a música “A paz, a gente que faz” ao fundo.

A escola estadual João Arruda Brasil abordou o tema: As Estrelas na Bandeira Nacional. As 27 estrelas de oito constelações representaram os atuais 26 estados e o distrito federal brasileiros.

A FANJAB – Fanfarra João Arruda Brasil, com seus 76 integrantes, terminou a apresentação da escola com as músicas: “Bella Ciao”, “Believer”, “Havana” e “Eu te amo meu Brasil”.

O desfile também teve a presença da frota da Polícia Militar; Carros Rebaixados e dos Trilheiros de Guararapes, que com suas motos e carros decorados fizeram a alegria de quem assistia ao desfile,

A Orquestra Municipal “Maestro Pedro Sala” encerrou as comemorações do 7 de setembro com um belíssimo concerto sob regência do maestro Marquinho.