07 FEV 2020
Nova Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira, dia 10

Começa na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, e vai até o dia 13 de março, mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde são crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram nenhuma dose ou têm registrado apenas uma dose. A imunização estará disponível apenas na UBS Dr. Norman Storto (Postão), na sala de vacina, de segunda a sexta, das 7h às 16h30.

No sábado (15), haverá o “Dia D”, também na UBS Dr. Norman Storto (Postão), no período das 8h às 16h.

É importante comparecer a Unidade Básica de Saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

As pessoas de 6 meses até 59 anos e que ainda não se vacinaram contra o sarampo, também poderão estar recebendo a vacina.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 61 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa e transmitida através de secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar a morte. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença.