20 MAR 2020
Prefeitura reúne profissionais para adotar medidas de combate ao coronavírus

A Prefeitura de Guararapes determinou diversas medidas de prevenção contra o coronavírus (covid-19). As ações adotadas na esfera pública municipal serão atualizadas conforme for sendo tomadas.

O prefeito Tarek Dargham promoveu, no último domingo, 15, no Salão Nobre da Prefeitura, uma reunião em combate à proliferação do novo Coronavírus, juntamente com profissionais da saúde e diretores de Departamentos.

No período de 16 a 20 de março, as aulas na rede municipal de ensino e as aulas de ballet, jazz, flauta, violão, fanfarra, judô, futsal, futebol, ginástica rítmica e natação foram facultativas. Já as aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), dos cursos profissionalizantes da escola de bordados, hidroginástica, vôlei adaptado, ginástica e coral foram suspensas, como uma medida de precaução aos idosos, por ser o grupo de maior vulnerabilidade à contaminação.

Na segunda-feira (16), a diretora do Departamento de Saúde, Cristina Galhardo, realizou uma reunião com os profissionais da saúde de Guararapes e profissionais da Santa Casa, para repassar a elaboração de um planejamento devido à situação de saúde pública que vive o país, enviado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, com o objetivo em preparar os serviços de saúde para conter possível transmissão da doença.

Na terça-feira, 17, todas as Unidades Básicas de Saúde iniciaram os atendimentos das crianças separadamente dos demais pacientes.

Ainda na terça-feira, 17, de manhã, o prefeito Tarek Dargham se reuniu novamente com diretores de Departamentos e representantes da saúde e ficou decidido que a partir da próxima segunda-feira, 23, as aulas estarão SUSPENSAS, ficando facultativas somente as creches.

Os pais estão sendo orientados, para que as crianças com sintomas de gripe não compareçam às escolas e creches municipais.

Também foi decidido, que o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) irão suspender as atividades em grupos a partir do dia 23, próxima segunda-feira. O CAPS terá apenas o atendimento individual dos pacientes.