28 SET 2020
A Escassez de chuva e a importância em economizar água

ALERTA: O Departamento de Engenharia e Saneamento Básico reforça à população de Guararapes sobre o uso consciente, evitando o desperdício de água. Com mais de 130 dias de chuvas consideráveis, aliados ao tempo seco e à alta temperatura, são fatores que determinam o aumento do consumo de água.

Segundo o DAE, o nível da represa baixou cerca de 1,70 metros e, atualmente, para manter o fornecimento de água na cidade, o poço profundo está sendo responsável por 70% do abastecimento. Em períodos normais, ele atende 40%, enquanto a represa municipal 60% para levar água às residências.

O que a população pode fazer?

Para economizar, o morador precisa adotar algumas atitudes diárias como: reduzir o tempo no banho; fechar a torneira enquanto escovar os dentes; ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios;

Consertar os vazamentos; outro hábito que gasta muita água é a lavagem de calçadas. Varrer a sujeira em vez de lavar as calçadas com mangueira gera uma economia de, em média, 120 litros de água; esperar juntar uma boa quantidade de roupa para ligar a máquina e reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro.