28 SET 2020
Atenção pais ou responsáveis: Campanha contra poliomielite e multivacinação começam na próxima segunda-feira, dia 5

O Departamento Municipal de Saúde irá realizar no período de 05 a 30 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação, proposta pelo Ministério da Saúde. A mobilização será no dia 17 de outubro, sábado.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças de 01 ano a menores de 05 anos de idade, mesmo que a caderneta esteja em dia. Todas as crianças dessa faixa etária devem tomar a vacina oral, com duas gotinhas para cada.

A poliomielite é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para atualizar a carteira de vacinação. Serão ofertadas vários tipos de vacinas: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a  Pentavalente  que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, Rotavírus Humano contra a diarreia,  Pneumocócica 10 contra a pneumonia meningite e otite,  Meningocócica C e ACWY que previne contra meningites, Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra a varicela, vacina HPV que previne alguns tipos de câncer em jovens,  vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.

A Campanha irá acontecer de segunda a sexta, das 7h às 16h30, na Unidade Básica de Saúde Dr. Norman Storto (Postão), na sala de vacina.

O dia “D” de vacinação, no sábado (17/10), será realizada nas UBSs Dr. Norman Storto e Dr. Akira Motomatsu, das 8h às 17h.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000