23 NOV 2022
Novembro Azul: Conscientização sobre o Câncer de Próstata
No mês dedicado à saúde do homem, o Departamento Municipal de Saúde realizará no dia 26 de novembro, próximo sábado, a Campanha “Novembro Azul”, para homens com idade entre 50 a 69 anos e, principalmente, aqueles que ainda não realizaram o exame de PSA neste ano.
 Durante o período das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde: Dr. Norman Storto (Postão) e Dr. Akira Motomatsu, serão oferecidos exames para a coleta de PSA e também o rastreamento de hipertensão e diabetes.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
SINTOMAS DA DOENÇA
Em muitos casos o câncer de próstata não manifesta sintomas na fase inicial, porém na fase mais avançada a doença pode manifestar-se através de sinais como: dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas; dor ou ardor ao urinar; vontade frequente de urinar, acordando de noite para urinar; sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar; urina escura devido à presença de sangue e dor ao ejacular e sêmen escurecido.