25 AGO 2017
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É REALIZADA EM GUARARAPES

Com o tema “O cenário do SUS e os desafios de manter a qualidade dos serviços diante das dificuldades econômicas atuais” foi realizada a VII Conferência Municipal de Saúde de Guararapes.

A cerimônia de abertura teve início às 8h, na sede do Lions Club, na quinta-feira (24).

Para compor a mesa diretiva foram convidados: o prefeito Tarek Dargham, o presidente da Câmara Célio Aparecido Rodrigues, a diretora do Departamento de Saúde, Maria Cristina Galhardo, a pres. do Conselho Municipal de Saúde, Alessandra Chicarelo, o articulador da Atenção Básica da CIR Central, Adão Rodrigues, o sargento da 5ª Cia da PM, Marcelo Dias Dantas, e o provedor da Santa Casa, Marcos Sabane.  A palestra ficou por conta do educador sanitarista e consultor em gestão pública, Antônio Cláudio Galvão.

Participaram 115 pessoas da Conferência, entre elas, a primeira-dama Glória Dargham, o vereador Rodolfo Silva, autoridades, representantes de entidades, trabalhadores da saúde e usuários do SUS.

Durante a discussão 11 propostas foram apresentadas e aprovadas e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS).

– Buscar novas estratégias para ampliar e garantir as ações de planejamento familiar;

- Implantar grupos de orientação às gestantes, e estimular a amamentação;

- Contratação de nutricionista para orientação alimentar às gestantes, diabéticos, hipertensos, adultos e crianças no controle da obesidade;

- Organizar grupos multidisciplinares para o desenvolvimento de ações de saúde educativa na Atenção Básica;

- Investir em qualificação e na educação permanente dos trabalhadores do SUS no município, principalmente naqueles que trabalham no acolhimento dos pacientes nas portas das entradas das Unidades de Saúde, criando instrumentos de avaliação ao usuário;

- Qualificar o atendimento dos profissionais da saúde, priorizando o corpo clínico, com objetivo de garantir atendimento humanizado;

- Garantir equipamentos, materiais e insumos básicos para os atendimentos e assistência aos usuários do SUS;

- Reativar o Programa de Estratégia de Saúde da Família no município, com a contratação de médicos e auxiliares de enfermagem;

- Contratação de médico pediatra pela Santa Casa de Guararapes para dar suporte à clínica de obstetrícia nos partos realizados, bem como na internação de crianças;

- Implantação do prontuário eletrônico em todas as Unidades de Saúde do município para melhoria dos registros e prescrições em prontuários, objetivando um melhor atendimento;

– Garantir uma representatividade de profissionais de cada departamento do município (assistência social, saúde, educação, cultura, esporte, segurança pública) nas capacitações, palestras, conferências e outros eventos.